Grupo dst firma colaboração com a Norman Foster Foundation para impulsionar inovação no Pacto R2U

A equipa liderada por Norman Foster, arquiteto de renome mundial, e vencedor de um Prémio Pritzker, estabeleceu uma parceria formal com o grupo dst para assumir o papel de consultora de pesquisa e líder de design no Pacto de Inovação R2U.

Este acordo é um marco na criação do Living Lab, um protótipo em escala real que revolucionará a abordagem multidisciplinar na conceção de edifícios, apoiando-se em técnicas de construção pré-fabricada e modular. O projeto Living Lab contará com 100 módulos habitáveis, os quais serão submetidos a testes abrangentes de sustentabilidade. De acordo com o arquiteto, esta “ideia” das estruturas pré-fabricadas há muito que tem sido explorada, contudo, a verdade é que “ninguém conseguiu ainda dominar a técnica”.

José Teixeira, presidente da dst, destaca o papel crucial do Living Lab nessa mudança de paradigma, delineando a diversidade de formatos a serem testados, incluindo residências universitárias e para idosos, alojamentos hoteleiros, habitações familiares e instalações de saúde. Este projeto pioneiro, com uma área piloto de 4000m², permitirá o controlo de erros e o refinamento das técnicas empregues, representando um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e eficiente na construção civil.

Veja a reportagem da SIC Notícias aqui.