R2UTechnologies: O Pacto de Inovação que vai gerar a construção de um cluster integralmente nacional para alavancar a Construção Modular no mundo

O Pacto de Inovação R2UTechnologies | modular systems, liderado pela empresa DOMINGOS DA SILVA TEIXEIRA S.A. está a catalisar uma revolução na indústria da construção em Portugal. Iniciado em janeiro de 2022, e com uma duração de 4 anos, este Pacto de Inovação conta com um investimento na ordem dos 177 milhões de euros, não só industrializar o conceito de Construção Modular em solo português e fortalecer a economia nacional, como também para impulsionar a eficiência e sustentabilidade na construção, substituindo os métodos tradicionais por abordagens mais inovadoras e eficientes.

Do esforço e do trabalho conjunto de um consórcio composto por 29 empresas e 18 entidades científicas e tecnológicas resultarão 18 Produtos Processos e Serviços inovadores, que incluem:

  • Novos materiais e produtos inovadores (como por exemplo, sistemas de fachada, superfícies de vidro e soluções de casa de banho),
  • Soluções para a transformação digital, transversais a todas as fases da construção modular, e
  • Plano Curricular Multidisciplinar em Construção Modular.

Estes resultados serão demonstrados de forma tangível num Living Lab com 4000 metros quadrados e 80 unidades habitacionais modulares personalizadas. Este espaço será um centro de inovação e aprendizagem, dedicado à demonstração e promoção das novas soluções desenvolvidas, fornecendo um ambiente prático e imersivo para explorar as vantagens da construção modular e as suas aplicações futuras.

Através da execução do Pacto de Inovação R2UTechnologies é esperada a criação de cerca de 584 empregos diretos, dos quais metade são altamente qualificados. Além disso, prevê-se um aumento de 20% na incorporação de energias renováveis nos processos produtivos do setor da construção e um aumento de 30% na incorporação de materiais reciclados / reutilizados. Essas medidas não só contribuirão para reduzir as emissões de GEE em 25%, mas também para impulsionar a economia circular e promover práticas mais sustentáveis na indústria da construção.

Para mais informações, consultar a ficha de projeto.