Sistema modular inovador em betão armado para construção modular sustentável

A Vigobloco – Pré Fabricados, S.A., em parceria com Domingos da Silva Teixeira, S.A., Bysteel, S.A., Instituto Superior Técnico (IST) e Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. (LNEC), está a desenvolver um sistema construtivo modular com base em elementos prefabricados em betão armado. No âmbito do Pacto R2UTechnologies – Modular Systems, este sistema contribui para a obtenção do PP3 – Sistemas estruturais pré-fabricados de alto desempenho para construção modular.
O projeto visa criar soluções estruturais e arquitetónicas inovadoras, através de elementos prefabricados em betão armado, com características de elevado desempenho estrutural, térmico, acústico e de resistência ao fogo, entre outros. Esta abordagem tem como objetivo ganhos de eficiência e de durabilidade, associada à utilização de betões com cimentos de menor pegada carbónica, permitindo criar um sistema construtivo com menor impacto ambiental relativamente a soluções tradicionais.
Integração tecnológica e validação experimental
Por forma a atingir o objetivo proposto, o trabalho tem sido realizado em diferentes frentes. Após a validação numérica da viabilidade da solução estrutural, foram conduzidos diversos estudos, visando conceber soluções arquitetónicas modulares, bem como elementos com elevados níveis de eficiência do ponto de vista estrutural, térmico, acústico, de resistência ao fogo, entre outros. Atualmente, já foram validadas componentes essenciais, nomeadamente as paredes estruturais e as ligações, cuja produção e ensaio decorreram nos laboratórios do Instituto Superior Técnico (IST).



Figura 1 Paredes Estruturais – Produção Vigobloco e ensaio nos laboratórios do IST


Figura 2 Ligações – Produção Vigobloco e ensaio nos laboratórios do IST
Próximas etapas e ensaio em mesa sísmica
As próximas fases incluem a realização de ensaios experimentais com integração progressiva das várias componentes do sistema, culminando com a produção de um protótipo e ensaio em mesa sísmica. Esta etapa final será essencial para aferir o desempenho global da solução.
A iniciativa reforça o compromisso do Pacto R2UTechnologies – Modular Systems com a inovação, sustentabilidade e industrialização da construção, posicionando-se como um ator relevante no panorama nacional e europeu da construção modular.

